Brasil, quinta-feira, 09 de setembro de 2010
Notícias

PCdoB ressalta abnegação revolucionária do líder chileno Corvalán

O PCdoB, através de seu presidente, Renato Rabelo, e seu secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu, divulgou nota nesta sexta-feira, 23 – dirigida ao PC do Chile – lamentando a morte do líder comunista Luís Corvalán dia 21. “Sua trajetória é caracterizada pela coerência e abnegação revolucionária”, registrou. Corvalán faleceu aos 94 anos, em Santiago, vítima, possivelmente, de problemas respiratórios.
Luis Corvalán

Corvalán: referência para futuras gerações

“Neste triste momento para os comunistas, as forças democráticas, o povo chileno e para o movimento comunista em todo o mundo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) soma-se às homenagens ao camarada Corvalán”, colocaram os comunistas brasileiros.

Leia também:
O comunista chileno, nascido na cidade de Tomé, em setembro de 1916, começou sua militância no ano de 1932 e foi eleito membro do Comitê Central desde o ano de 1950. Foi secretário-geral de 1958 até 1989 e senador da República de 1961 até ter seu mandato interrompido pelo golpe em 1973. “Sua trajetória é caracterizada pela coerência e abnegação revolucionária”, diz a nota.


Acompanhe a íntegra a seguir.

Ao Partido Comunista do Chile

É com enorme sentimento de solidariedade e de perda que recebemos a informação do falecimento nesta quarta-feira, 21, do camarada ex-secretário-geral e ex-parlamentar do Partido Comunista do Chile, Luis Corvalán aos 94 anos.

O comunista chileno, nascido na cidade de Tomé, em setembro de 1916, começou sua militância no ano de 1932 e foi eleito membro de vosso Comitê Central desde o ano de 1950. Foi secretário-geral de 1958 até 1989 e senador da República de 1961 até ter seu mandato interrompido pelo golpe em 1973. Sua trajetória é caracterizada pela coerência e abnegação revolucionária.

Neste triste momento para os comunistas, as forças democráticas, o povo chileno e para o movimento comunista em todo o mundo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) soma-se às homenagens ao camarada Corvalán.

Estamos seguros de que Corvalán estava feliz em seus últimos momentos com o fortalecimento político, organizativo e ideológico que experimenta o Partido Comunista do Chile no último período.

Sua memória, seus escritos e seu exemplar trabalho revolucionário são referências inestimáveis as atuais e futuras gerações de comunistas.



Saudações fraternais,



Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)



Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)



Matérias relacionadas

Contador visitas