Brasil, domingo, 21 de setembro de 2014
Fundação Maurício Grabois
Classe Operária
  • Classe Operária
NÚMEROS ANTERIORES
Rio de Janeiro - Notícias

 Jonas Marins cresce em pesquisa e se mantém em primeiro

 O resultado da pesquisa realizada pela agência MIND Pesquisas; Barra Mansa parece mesmo caminhar para uma renovação política, com o candidato comunista Jonas Marins (PCdoB).
Pesquisa Barra Mansa

 O candidato comunista, Jonas Marins, cresceu de 40,2% para 43,3% nas pesquisas e segue em primeiro.

 
Faltando pouco menos de um mês para as eleições, a candidatura de Jonas Marins se consolida na liderança, abrindo 23 pontos percentuais do segundo colocado na pergunta estimulada sobre o atual Prefeito e candidato à reeleição - Zé Renato. Jonas tem 43,3% das intenções de voto, enquanto Zé Renato soma 20,3%, seguido pela petista Inês Pandeló 17,3%.

O número de indecisos diminuiu, seguindo uma tendência natural com a proximidade das eleições e está em apenas 10%. Outro dado relevante é que 69,4% dos entrevistados declararam que já estão totalmente decididos em relação ao voto para Prefeito.

Para entender um pouco mais dos números das intenções de votos dos moradores de Barra Mansa, a agência MIND pesquisas perguntou: “Se as eleições fossem hoje, em qual ou quais candidatos você NÃO votaria de jeito nenhum?

Aqui, o quadro se inverte. Em se falando de rejeição, Zé Renato, com 38,3% só perde para a ex-prefeita Inês Pandeló (PT), com 40%. Na terceira e última colocação em se falando de rejeição se encontra Jonas Marins (PCdoB) com 11,5%. Os que declaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos são 20,3%, enquanto os que rejeitam todos são 7,7%.

Esse é o quadro atual, mas como Barra Mansa conta com uma campanha historicamente aguerrida e com programa eleitoral gratuito na BAND, muita coisa pode mudar. Ou não. O que vale é a vontade do eleitor. Mas por essa particularidade, a briga fica ainda mais acirrada entre os partidos políticos e seus candidatos.

Mas vale a pena ressaltar que a pesquisa também avaliou a opinião dos eleitores e telespectadores em relação ao horário eleitoral gratuito. Passados quase 3 semanas da veiculação das campanhas na televisão, o quadro pouco foi alterado:
Qual candidato tem se saído melhor no horário eleitoral?
O que tudo indica, em Barra Mansa, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito - pré-candidato a reeleição, teria grandes dificuldades para se reeleger.

O instituto ainda perguntou aos eleitores: Você aprova ou desaprova o governo do Zé Renato?

Este ambiente político é comprovado em mais uma amostra da pesquisa. Os barra-mansenses consideraram negativa a atuação e a gestão do atual governo municipal: 39,7% consideram o atual governo ruim ou péssimo, contra 20,8% que o consideram ótimo ou bom. Fazendo um cruzamento das informações, a percepção que se pode ter é de que a rejeição ao atual governo é grande.

Jonas Marins comentou o resultado da pesquisa:

“Como sempre digo, pesquisa é uma fotografia do momento. Mas a verdadeira fotografia é a do dia das eleições. Portanto, ainda temos muito trabalho pela frente. O momento é propício para a humildade, reflexão e disciplina. Sou um homem otimista, mas mantenho sempre os pés no chão. Estou sendo muito bem recebido em todos os bairros, sem exceção. Mas recebo o resultado da pesquisa como um novo ânimo para trabalhar ainda mais. É um sinal também do alto grau de insatisfação das pessoas com o atual Governo Municipal. Por onde ando, percebo isso. O resultado da pesquisa também é uma demonstração de esperança e sei que minha responsabilidade aumenta.
Agradeço a todos que já definiram seus votos em mim, mas peço que convençam seus vizinhos, amigos, companheiros de trabalho e familiares, enfim, que continuem aumentando a corrente dos que querem mudar pra ser feliz... Não podemos nos desmobilizar. Temos que permanecer unidos”.


Informações: Jornal Voz da Cidade




Matérias relacionadas