As centrais sindicais anunciaram nesta terça-feira (23) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar do 1º de Maio Unificado – o ato nacional do Dia do Trabalhador. Neste ano, a manifestação será realizada do estacionamento da Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, na zona leste de São Paulo.

De acordo com CUT, CTB, Força Sindical, UGT, NCST, CSB, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública, esta é a sexta vez seguida em que as centrais se unem para celebrar a data. No ano passado, a manifestação ocorreu no Vale do Anhangabaú, no centro paulistano, e também contou com a presença de Lula.

Agora, o tema deste 1º de maio será “Por um Brasil Mais Justo”. Por consenso, as entidades darão destaque a seis bandeiras de lutas: emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda; juros mais baixos; valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos; salário igual para trabalho igual; e aposentadoria digna. A expectativa das centrais é a de reunir 50 mil pessoas.

Além do ato político com Lula, marcado para 10 horas, a programação inclui o Festival Cultura e Direitos, que será apresentado por Sérgio Loroza e Pameloza. Entre as atrações confirmadas estão Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua – Na Trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles e Doce Encontro. Os shows serão gratuitos.

Entidades como a CTB-SP vão promover panfletagens em estações do Metrô e da CPTM na Zona Leste para divulgar o Dia do Trabalhador 2024. As ações ocorrer das 16 às 19 horas. Estão previstas panfletagens nas estações Guaianazes (dia 24), Tatuapé (25), Artur Alvim (26) e Corinthians-Itaquera (2).

Em agradecimento ao Corinthians – que cedeu a área externa do estádio –, dirigentes das centrais se reunirão com o presidente do clube, Augusto Melo. O encontro será sede social do Corinthians, no Parque São Jorge.