A ação genocida e desumana de Israel contra os palestinos tem levado o governo Netanyahu a um profundo isolamento. Mesmo seu principal aliado, o governo Biden, passou a ter mais cautela em seu apoio, especialmente nos órgãos da ONU. Crescem também as manifestações internas contra seu governo.

A estratégia de Israel é romper o isolamento fustigando governos desafetos, como o Irã, e arrastar toda a região para um conflito sem precedentes.

O ápice foi o ataque de Israel à Embaixada iraniana em Damasco e o assassinato de oficiais graduados da Guarda Revolucionária Iraniana, violando todas as normas do direito internacional. Uma provocação aberta e calculada. 

Já era esperado que o Irã usasse seu legitimo direito de se defender, e o fez. No entanto, para os defensores da paz, o desejável é que a violência não escale, como já manifestado pelos próprios iranianos. 

O PCdoB defende a Paz na região, o imediato cessar-fogo em Gaza e condena de maneira veemente o governo de Israel, tanto pelo genocídio quanto pelas manobras que visam precipitar uma guerra de grande monta na região.

Brasília, 15 de abril de 2024

Comissão Política Nacional do PCdoB