Na semana em que se comemora 102 anos de fundação, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) exibe nas emissoras de rádio e televisão em todo o país, nesta terça-feira (26) e na quinta-feira (28), as inserções da propaganda partidária gratuita nacional de 2024. A propaganda, realizada por meio de inserções nos intervalos da programação normal das emissoras, será exibida, entre 19h30 e 22h30.

A veiculação do programa partidário tem a finalidade de difundir o programa, no contexto político atual, divulgar a posição da legenda e incentivar a filiação, exercendo o seu direito na democracia brasileira.

Segundo a Resolução TSE nº 23.679/2022 , a divisão do tempo da propaganda partidária se baseia na eleição da bancada federal na última legislatura. No caso do PCdoB, que elegeu em 2022 “até nove parlamentares terão direito a cinco minutos semestrais para exibição do conteúdo partidário em âmbitos federal e estadual”, aponta a regra.

Lembrando ainda que, em ano eleitoral, a legislação permite apenas a exibição da propaganda partidária no primeiro semestre do ano.

Dessa forma, a Secretaria Nacional de Comunicação em parceria com a produtora Clementina Filmes criou duas peças, de 30 segundos cada, uma voltada para TV e outra para o Rádio. O objetivo é mostrar que o PCdoB luta pelo desenvolvimento do país e por uma vida melhor para o povo brasileiro, ressalta a secretária Renata Mielli.

A dirigente destaca ainda a importância de o PCdoB poder se apresentar em rede nacional e a oportunidade de garantir o espaço de divulgação das ideias partidárias nos meios de comunicação massiva. “Mesmo que ainda em tempo insuficiente, mas já é um passo no sentido de a gente garantir que tenhamos alguma janela de divulgação das nossas ideias”, disse.

Com a apresentação da presidenta nacional do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a peça geral destaca que a eleição nos munícipios é decisiva para fortalecer as fileiras do PCdoB e um momento ímpar para uma campanha de filiação à legenda. “Vamos fortalecer essa luta e fazer um Brasil com a cara do nosso povo. Venha para o PCdoB!”, convida a dirigente nacional.

A outra peça, que ressalta com exclusividade a importância da participação das mulheres na política é apresentada pela vice-presidenta nacional do PCdoB e deputada federal pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali que reforça que “as mulheres precisam estar onde as coisas se decidem”.

Jandira destaca que o “PCdoB trabalha para eleger deputadas, vereadoras, prefeitas e tem mulheres em postos de liderança, como se vê na nossa bancada federal”, ressalta.

Dados apresentados no início deste mês apontam que em um parlamento federal com predominância masculina, como é o caso da Câmara dos Deputados, o PCdoB se destaca por sempre eleger uma forte bancada feminina e que a proporção de mulheres comunistas oscila entre 40% e 44% desde 2011.

Além disso, é a legenda que tem mais mulheres líderes na Casa Legislativa federal nos últimos 20 anos, demonstrando o compromisso do Partido com a luta pela emancipação feminina.